Programas de residência formam mais 34 profissionais de saúde em Curitiba

Formatura residentes2

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na última sexta-feira (24/2), a formatura de 34 alunos dos programas de residência médica e multiprofissional. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.

“São profissionais capacitados e que agora têm vivência no sistema de saúde“, disse a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Os programas são realizados em conjunto com a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), vinculada à SMS, por meio do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde.

“É um investimento da sociedade: países desenvolvidos gostariam de ter um sistema organizado como o SUS, onde os formandos estudaram", lembrou o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz. Ao longo de dois anos, os alunos combinaram estudo e prática no dia a dia dos equipamentos de saúde do município.

Áreas
A residência é uma pós-graduação latu sensu. Do total de formandos, 19 são dos programas multiprofissionais, que incluem fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, odontologia, farmácia e nutrição.

É o caso da enfermeira Bruna Pimentel. Ela destacou o fato de ter feito a residência em plena pandemia de covid-19. "Era um perfil novo de paciente crítico para cuidar, mas aprendemos como melhorar a assistência e me sinto muito mais segura", afirmou.

Outros 15 formandos são dos programas de residência em medicina, como clínica médica, psiquiatria, medicina de emergência e geriatria. A médica Stephanie Lill, por exemplo, já trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara.

"O manejo do paciente em procedimentos como intubação foi um dos aprendizados mais importantes", recordou Stephanie, residente em clínica médica, mais uma profissional capacitada durante a pandemia.

A formatura dos residentes em medicina da família e comunidade ainda não tem data, mas será a próxima. Desde a primeira turma, em 2015, os programas da SMS/Feas já formaram 196 residentes médicos e 186 residentes multiprofissionais.