Pacientes do Caps Santa Felicidade participam de sessão de cinema; programação continua

Caps cinema2

Pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Santa Felicidade, em Curitiba, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (12/5). Foi dia de cinema no Teatro da Vila, na CIC. Por uma hora e meia, 12 pacientes assistiram a 19 curtas-metragens do Festival Internacional de Animação de Curitiba. A sessão foi compartilhada com 42 alunos da Escola Municipal Francisco Derosso, do Boqueirão.

A atividade é uma ação de reabilitação psicossocial, que faz parte das atribuições do Caps, e que compõe a programação comemorativa do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. (Veja a programação abaixo).

A psicóloga Paula Lara, que acompanhou o grupo na atividade externa, explica que é uma forma de incentivar os pacientes a ocupar esses espaços de cultura e lazer em sua rotina.

“O cuidado em saúde mental não é só com medicação, nem só com atividades terapêuticas dentro do Caps, por isso usamos as oportunidades que nos são oferecidas para ampliar as opções de reinserção social”, disse Paula.

Segundo a psicóloga, muitas vezes o grupo atendido utiliza o transporte da Urbs, exclusivo para a atividade, mas também utiliza ônibus de linha, para incentivar a autonomia dos indivíduos e ampliar suas opções de cultura e lazer na cidade.

Fora da rotina
João Paulo Mendes Córdova, de 41 anos, participou com interesse da programação do Dia de Luta. Para ele, é uma forma de sair da rotina, pois não administra bem fazer todos os dias a mesma coisa.

Na quinta-feira (11/5), ele foi com o grupo do Caps Santa Felicidade a um passeio no Bosque Reinhard Maack e nesta sexta foi ao cinema. “É interessante, porque a gente conhece lugares novos e também pessoas diferentes e isso serve também para manutenção do tratamento”, contou.

Caps MartaAos 74 anos, Marta Maria Anaue mora sozinha e gosta de participar dos eventos do Caps. “Eu acho bom, porque ajuda a gente psicologicamente.”

Já Matheus Antony de Souza, de 26 anos, disse que leva uma mensagem positiva dos filmes de animação. “É um entretenimento e é positivo pra mim.”

Positividade compartilhada por Iroche Oniki, de 37 anos. “Está sendo uma novidade boa, como não sou uma pessoa de conversar muito, estou aprendendo a me soltar um pouco mais. O tratamento está sendo muito bom”, disse Oniki.

Animatiba
O Animatiba é um dos projetos culturais aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a programação gratuita para escolas e instituições é a contrapartida social do Festival Internacional de Animação de Curitiba, que aconteceu entre 4 e 10 de maio em Curitiba.

Dia de Luta Antimanicomial
O movimento antimanicomial é caracterizado pela luta pelos direitos das pessoas que sofrem de problemas mentais. No cerne desse movimento está a batalha contra o estigma e a exclusão. O movimento lembra que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade e de receber cuidados e tratamentos sem terem que renunciar ao seu papel de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica teve início no final da década de 70 com o lema "por uma sociedade sem manicômios". Diferentes profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros setores da sociedade questionam o modelo clássico de assistência baseado em internações em hospitais psiquiátricos. Eles denunciam as graves violações dos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõem a reorganização do modelo de atenção à saúde mental no Brasil, com serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando garantir a cidadania dos usuários e seus familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Próximas atividades pelo Dia de Luta Antimanicomial
Dia 17/5
Passeio na Feira do Libersol – Economia Solidária: aberto à comunidade
Local: UFPR – Campus Botânico – em frente ao prédio da Terapia Ocupacional
Rua Lothário Meisner, 632 – Jardim Botânico

Oficina de leitura e criação – promovido pela Casa da Leitura para usuários atendidos no Caps Boqueirão
Local: Caps Boqueirão: R. Carlos de Laet, 6.270 – Hauer

Dia 18/5
Sarau Antimanicomial
Horário: 14 h
Local: Jardim Botânico: R. Engo. Ostoja Roguski, 350 - Jardim Botânico,

Tarde Sertaneja e bazar de usados: aberto à comunidade
Local: Caps Tatuquara: Rua Marcos Bertoldi, 100 –Tatuquara

Roda de conversa e música com pacientes e familiares do Caps Santa Felicidade
Horário: 14 h
Local: Praça da Espanha

Roda de Música e Karaokê, Jogos e Brincadeiras: para pacientes atendidos no Caps Infantil Boa Vista
Local: Caps Infantil Boa Vista: Rua Peru, 230 – Bacacheri

Relatos de casos, Rodas Interativas e Oficinas de Instrumentos: para pacientes atendidos no CAPS Bairro Novo
Horário: manhã e tarde
Local: Caps Bairro Novo: Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração, 771 – Pinheirinho

Palestra: Reforma psiquiátrica e Luta Antimanicomial, Vídeo: "CAPS ou Manicômio?", Apresentação do Coral CAPS Cajuru e Recanto Tarumã.
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150

Dia 19/5
Bazar do CAPS Bairro Novo