Programas gratuitos da Prefeitura de Curitiba ajudam a combater o sedentarismo e a obesidade

00397445

Com música e movimentos que formam coreografias, um grupo de ginástica se reúne na quadra da Escola Social Marista, no Distrito CIC.

Dentre os participantes, destaca-se Maria Helena de Arruda, aposentada de 58 anos. Ela participa de diversas modalidades, como alongamento, ginástica, bocha, dança, aeróbica e zumba, todas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba. Ao longo de um ano e quatro meses, Maria Helena conseguiu perder 24 kg. “No começo foi um desafio mudar os hábitos, mas a equipe multidisciplinar me ajudou a superar” relata ela sobre a equipe que acompanha seu rendimento na Unidade de Saúde.

“O exercício físico deve ser algo prazeroso, a ideia é começar descobrindo o que é mais fácil e acessível para cada pessoa”, enfatiza o profissional que conduz a ginástica, Arthemys de Attaye Silva, de 43 anos.

Henryk Peter Matuszak, aposentado de 77 anos, conta que incentiva seus amigos a se juntarem a ele, mas isso geralmente não acontece. “Estou no grupo há mais de quatro anos e me sinto mais leve desde que comecei a praticar atividade física”, relata Heryk.

Maria Tereza, aposentada de 70 anos, também compartilha sua experiência positiva: "A ginástica é a minha paixão". Ela pratica as aulas ministradas pelo professor Arthemys há oito anos e conseguiu perder 35 kg ao longo desse período. Maria Tereza convida entusiasticamente outras pessoas a se juntarem a ela. “Todos deveriam participar, não só aposentados”, relata.

Veja alternativas de programas

Curitiba Viva Bem
O Curitiba Viva Bem é uma política pública de incentivo à mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Escute seu Coração
O programa Escute o Seu Coração está presente em todas as unidades de saúde de Curitiba, onde são desenvolvidas atividades coletivas que englobam atividade educativa, orientação em grupo e atividade física em grupo. As pessoas interessadas devem procurar a Unidade de Saúde de referência e se informar sobre as atividades oferecidas em sua região.

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude
A Secretaria Municipal do Esporte oferece aulas em várias modalidades de atividade física nos dez Núcleos Regionais, que podem ser conferidos no portal Curitiba em Movimento.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.