Samu de Curitiba recebe ambulância e veículo de intervenção rápida

Samu de Curitiba recebe ambulância e veículo de intervenção rápidaO prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, entregaram ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) uma ambulância e uma VIR (viatura de intervenção rápida, utilizada quando o médico precisa acessar rapidamente o local de algum acidente). A cerimônia foi realizada no estacionamento da Prefeitura de Curitiba, nesta sexta-feira (21/7).

Os veículos foram repassados pelo Governo do Estado ao município, com intermediação da deputada estadual Márcia Huçulak, a partir de um termo de cessão de uso.

“Às portas da Prefeitura, nós recebemos uma ambulância e um veículo de intervenção rápida para o Samu. Isso é oferta do Governo do Paraná. Com esses equipamentos nós poderemos chegar mais rapidamente em situações de urgência e emergência nas ruas de Curitiba”, afirmou o prefeito.

“Todas as vidas importam e todas as vidas são valorizadas pelo sistema de saúde, pelo SUS curitibano, pelo SUS paranaense. Viva a Saúde”, completou Greca, em seu discurso.

O Samu

A Central 192 do Samu recebe em média 1.150 ligações por dia. Considerando os atendimentos em que há despacho de ambulância, são em média:

435 atendimentos diários.
345 deslocamentos de ambulância de suporte básico.
76 deslocamentos de pacientes de maior gravidade, nas ambulâncias de suporte avançado.
Outros 14 por outros meios, incluindo transporte aeromédico.

Balanço

A nova ambulância se soma a outras 35 recebidas pelo município desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017 – sendo nove repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e 26 pelo Ministério da Saúde.

Os veículos vêm sendo utilizados para a renovação completa e constante da frota do Samu. “Como as ambulâncias do Samu rodam muito, exigem muita manutenção e precisam estar sempre sendo renovadas, trocadas”, explica a secretária.

Atualmente, a frota do Samu conta com 30 ambulâncias, sendo 26 da frota operacional e 4 reservas. Os veículos mais antigos, não utilizados como frota do Samu, podem ganhar outras destinações, como transporte sanitário de pacientes.

Presenças

Participaram do evento o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o diretor-geral de Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, César Neves; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; a supervisora do distrito sanitário da Matriz, Gisele Jarek Túlio; o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde, Pedro Almeida; o diretor das Unidades Próprias da Sesa, Guilherme Graziani; e os vereadores Bruno Pessuti, Mauro Bobato e Serginho do Posto.