Curitibana celebra 50 anos e troca presentes por doações a pacientes do Hospital do Idoso

Presentes Hiza

Um ano depois, a mãe repete o gesto da filha. O aniversário era da cuidadora de idosos Josiane Mazepa, mas os presentes foram para o Hospital Municipal do Idoso: mais de 400 itens de higiene para os pacientes mais humildes.

Natural de Curitiba, Josiane mora em North Port, na Flórida (EUA). Ela veio celebrar o 50º aniversário com os familiares brasileiros, mas transformou a festa em uma ação solidária em benefício dos pacientes do hospital.

A cuidadora mora com o marido nos Estados Unidos há mais de 20 anos. Em 2022, a filha do casal, Giovanna, festejou seus 15 anos no Brasil e pediu doações para o hospital em vez de presentes.

Na época, com orgulho, Josiane revelou que a ideia partiu da própria filha. “A gente sempre se preocupou em passar para ela a importância de valores como a solidariedade”, disse a cuidadora.

A escolha pelos idosos internados teve um contexto pessoal: além de trabalhar como cuidadora, Josiane tem uma amizade antiga com uma funcionária do hospital.

Férias
A visita ao país natal é sempre cercada de ansiedade em rever amigos e parentes. “Aproveitamos o período de férias escolares da minha filha e viemos comemorar o meu aniversário”, contou a curitibana.

Para retribuir o carinho pela amiga que veio de tão longe, os convidados queriam saber como presenteá-la. A ideia então foi trocar os presentes por doações de produtos de higiene pessoal para os pacientes necessitados do hospital.

“Somos muito abençoados e queríamos retribuir fazendo o bem sem olhar a quem”, revelou Josiane.

Ela também ponderou aos familiares que não fazia sentido levar presentes nas bagagens, o que geraria custos extras no transporte.

A festa de aniversário de Josiane aconteceu no último sábado (29/7). Entre os itens arrecadados, fraldas descartáveis, escovas de dente, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, xampus, condicionadores e hidratantes corporais.

Os produtos foram direcionados ao setor de Serviço Social do hospital, que fará a distribuição aos pacientes que necessitarem.

Feas
O Hospital Municipal do Idoso é administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Também é responsável pela gestão do Hospital do Bairro Novo, do programa de atenção domiciliar Saúde em Casa, de 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e da Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP) Casa Irmã Dulce.

A Feas ainda administra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Central de Transporte Sanitário e a Central de Teleatendimento.