Com mensagem de Greca, plenária gerencial destaca conquistas e desafios da Saúde de Curitiba

Plenária2

Com a equipe gerencial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Fundação de Atenção à Saúde (Feas) reunida, cerca de 300 profissionais, a tarde de sexta-feira (8/12) foi o momento de a secretária Beatriz Battistella fazer o balanço das ações realizadas em 2023 e o planejamento do próximo ano. O prefeito Rafael Greca enviou mensagem gravada agradecendo o trabalho da saúde.

“Eu quero deixar o meu coração com toda a equipe de saúde pública de Curitiba, desse SUS Curitibano que eu tenho tanto orgulho”, disse Greca em sua mensagem de encerramento de 2023.

“A saúde pública de Curitiba é alegria para o meu coração de prefeito, orgulho da cidade, orgulho do Paraná e referência no Brasil. Um feliz e abençoado Natal para todos e todas, para todas as famílias e todos os curitibinhas da grande família que faz sorrir ainda mais Curitiba através do serviço de saúde!” finalizou Greca.

Plenária3A secretária Beatriz Battistella agradeceu o empenho de cada profissional e enumerou as principais conquistas.

“Dia de celebrar e agradecer as realizações da valorosa equipe da SMS e Feas e agradecer o apoio e confiança do prefeito Rafael Greca. Emoção, alegria e energia para o próximo ano”, destacou a secretária.

Ela pôde enumerar pontos importantes da área, como a ampliação dos serviços da Central Saúde Já, que está prestes a atingir 1 milhão de atendimentos desde sua criação.

“O aplicativo e a central Saúde Já Curitiba são soluções que facilitam a vida das pessoas, são ferramentas que ampliam o acesso à saúde com o uso de tecnologias, sem, no entanto, reduzir nenhum serviço já existente à população”, disse Beatriz Battistella.

Entre os pontos positivos de 2023, a secretária enumerou a redução da mortalidade infantil; a conquista pela 4ª vez da certificação de eliminação da transmissão vertical de HIV/aids de mãe para filho; a inclusão de grupos de pais e cuidadores de crianças com déficit de atenção, principalmente Transtorno do Espectro Autista, em todos os 10 Distritos Sanitários; o fim da fila da madrugada, com soluções de acolhimento da população para agendamentos de consultas e exames no horário de atendimento das unidades de saúde e pelo aplicativo; a ampliação do atendimento de urgência e emergência e do atendimento odontológico; entre outas ações.

A secretária destacou a redução da infestação do mosquito Aedes aegypti em Curitiba (que saiu de 0,5 para 0,1%) com um alerta para 2024.

“Curitiba está cercada por municípios que enfrentam epidemia de dengue e precisamos manter a vigilância para evitar a ocorrência da doença em nossa cidade. Cada um deve fazer sua parte e eliminar tudo que possa se tornar criadouro do mosquito transmissor”, alertou.

Trabalho e felicidade
O encontro contou com a presença da deputada Márcia Huçulak, ex-secretária da Saúde de Curitiba, que relembrou fatos importantes da evolução do sistema público de saúde da capital paranaense.

Plenária4Outra participação importante foi do professor Armando Terribili Filho, que tratou sobre felicidade no trabalho. De forma leve e divertida, o professor finalizou a tarde de encontro com um jogo para testar os conhecimentos da plateia sobre Curitiba e sobre a saúde pública da cidade.

“Evento vibrante com profissionais motivados e entusiasmados, que tanto fazem por nossa população. Uma honra e alegria falar de "Felicidade no Trabalho", pois vivo intensamente isso em situações como essa! Agradeço pela participação”, disse o professor.