Rua da Cidadania se transforma em ‘clínica gigante' contra osteoporose

A quadra de esportes da Rua da Cidadania do Pinheirinho se transformou em uma enorme clínica de atendimento para orientar e ofertar testes preventivos nesta sexta-feira (20/10), no Dia de Prevenção da Osteoporose. Profissionais e estudantes da área da Saúde se reuniram para atender 400 pessoas que passaram por uma série de serviços e orientações que visam reduzir o risco de desenvolver a doença.

“É uma grande ação preventiva de saúde, é fazer o uso da Rua da Cidadania como uma imensa clínica ao ar livre, onde as pessoas fazem medição de pressão, avaliação física, de glicemia, de pressão. Isso evita que a pessoa seja surpreendida pela doença”, destacou o prefeito Rafael Greca, no evento. “Estamos investindo muito na ideia da vida melhor com hábitos saudáveis e uma população educada para a saúde."

Foram ofertadas avaliações de pressão arterial, peso, percentual de massa óssea, força muscular, saúde bucal, risco clínico para fraturas, além de dicas sobre alimentação saudável, práticas de atividades físicas e orientações para diminuir o risco de quedas nos ambientes. O público participou de uma aula de zumba.

"Conversando com a moça que me orientou, soube que a osteoporose enfraquece os ossos e aumenta o risco de quebrar uma perna, um braço, especialmente nas pessoas mais velhas. Mas fazer exercício, se alimentar bem, não fazer extravagâncias evita tudo isso, é o que eu faço", contou o aposentado Júlio Lopes da Silva, 76 anos, que joga capoeira.

Ele aprendeu direitinho sobre a doença que atinge dez milhões de brasileiros. A maioria, mulheres – uma de cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a osteoporose. Trata-se de uma doença silenciosa, que fragiliza a estrutura óssea ao longo dos anos. A prevenção, destaca a endocrinologista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), Gleyne Lopes Kujen Biagini, está na alimentação saudável, a atividade física regular e evitar o consumo de álcool e cigarro.

A aposentada Angelina Borba Matos, 70 anos, diz manter todos esses cuidados. “Vim para me prevenir. Quero continuar saudável para ir visitar minha filha que mora em Portugal no ano que vem”, conta.

Outubro Rosa

O Dia de Prevenção da Osteoporose faz parte da programação da Prefeitura para o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. Por isso, as mulheres também foram lembradas das ações contra essa doença, como a marcação da mamografia, que pode ser feita nas unidades de saúde.

O evento foi uma realização da Secretaria Municipal da Saúde, da Administração Regional do Pinheirinho, das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude; do Abastecimento; da Educação, da Fundação de Ação Social (FAS), do Hospital de Idosa Zilda Arns, da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Secretaria Estadual da Saúde, do Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc), com a parceria de instituições de ensino superior.