Maternidade Bairro Novo incentiva funcionárias a fazer a mamografia

Apresentar a mamografia em dia vale brinde neste mês de outubro para as funcionárias da Maternidade Bairro Novo. A ação, desenvolvida com o foco na prevenção do câncer de mama, visa não só conscientizar as servidoras da importância dos cuidados com a saúde das mamas, mote da campanha Outubro Rosa, mas também para efetivarem esses cuidados.

Cada funcionária que levar o resultado da sua mamografia ganha, além de um mimo singelo, como alguns docinhos, um atendimento particular com uma das gineco-obstetras da maternidade, para tirar possíveis dúvidas sobre o resultado e como continuar se prevenindo. “Abordamos o câncer de mama de forma lúdica e ressaltamos a seriedade da doença que vitima milhares de mulheres todos os anos”, destaca a diretora Executiva da maternidade, Edinalva Carvalho.

A ideia surgiu da necessidade de a Comissão de Aleitamento da Maternidade colocar em prática algum projeto prático no Outubro Rosa, além das palestras de conscientização. A adesão pelos corredores começou tímida, mas ganhou adeptas e a previsão é de que a ação se estenda para o próximo mês, para que todas as funcionárias que se interessaram recebam as orientações.

“Além da avaliação do exame, faço um bate-papo para tirar dúvidas, que são não só as delas, mas também de familiares, amigas. Assim, o conhecimento é replicado”, conta a médica gineco-obstetra Tatiana Berlinsky.

Nos anos anteriores, a maternidade promovia rodas de conversas para reforçar a conscientização da prevenção do câncer de mama entre as servidoras – as mulheres são maioria entre os 200 trabalhadores da instituição – e este ano, personalizou o cuidado. O número de servidoras que já levaram a mamografia neste ano ainda não foi computado, visto que a meta a atingir é o atendimento qualitativo das servidoras e não a quantidade.

Administrada pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), a maternidade tem, desde 1998, o título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Faz, em média, 200 partos e 1,4 mil consultas por mês. Destaca-se, ainda, pela baixa taxa de cesáreas, dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Bairro Novo, 75% dos nascimentos são por parto natural e com práticas de assistência humanizada (em que se busca devolver à mulher o protagonismo no parto).

Mais ações

Durante o mês de outubro, as unidades de saúde da Prefeitura também criaram uma agenda voltada à população para reforçar as informações de conscientização e prevenção desses dois tipos de câncer, com palestras, atividades lúdicas, marcação do exame da mamografia e realização do exame preventivo (Papanicolau).

A agenda completa está em www.saude.curitiba.pr.gov.br.