Experiência de Curitiba com população de rua serve de diretriz nacional

00149200Uma experiência pioneira e bem-sucedida de Curitiba vai agora se estender para o restante do Brasil: as equipes do programa Consultório na Rua passarão a incluir cirurgiões dentistas, ampliando o atendimento a pessoas em situação de rua. A novidade está prevista na Portaria 1.029/2014, publicada em maio pelo Ministério da Saúde, e que prevê também a inclusão de arte-educadores e profissionais de Educação Física. Em Curitiba, o serviço odontológico já faz parte do programa desde agosto do ano passado e nesse período foram realizados mais de 11 mil atendimentos a moradores de rua.

Até agora, Curitiba era a única cidade a ofertar serviços odontológicos no programa Consultório na Rua.

Quedas provocam epidemia de fratura em idosos

Melhor em casa 1-b3a631d688Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil vive uma epidemia de fraturas em idosos, que tem como causa principal a queda. Foram 85.939 casos registrados em 2013, 30% a mais que em 2009. As principais são de fêmur, vértebra e punho.

“A queda é causada por diversos fatores que desencadeiam algum tipo de lesão em mais de 40% dos casos”, comenta o geriatra do programa Melhor em Casa Clovis Cechinel. Razões como dificuldade de locomoção, diminuição do equilíbrio e da acuidade visual e uso de medicamentos tornam os idosos mais suscetíveis às quedas.

Como grande parte dos eventos ocorre em casa, fatores ambientais como tapetes soltos, pisos e degraus irregulares ou iluminação insuficiente são determinantes.

Caps Portão promove atividades para pacientes participarem da Copa de forma saudável

00149178Para estimular a participação saudável de seus usuários durante a Copa do Mundo, o Centro de Atenção Psicossocial AD (CAPs) Portão 24 Horas, destinado ao tratamento de dependentes de álcool e drogas, promoveu, nesta terça-feira (17), o Esquenta da Copa, com jogos educativos e atividades em grupo para os frequentadores do serviço. Durante toda a manhã, cerca de 100 pessoas participaram das ações, que terão continuidade ao longo de todo o Mundial de futebol.

O Caps AD Portão, que funciona em tempo integral e conta com nove leitos para acolhimento noturno, busca estimular atividades individuais e em grupos visando à reinserção social dos pacientes por meio de projetos terapêuticos. “Eles precisam ter autonomia para saber escolher as situações e os ambientes que irão frequentar para não colocar o tratamento em risco”, comentou a coordenadora do Caps, Ana Carolina Araújo dos Santos Schlotag.

Saúde presta 60 atendimentos relacionados à Copa

10173809 759251947448417 4798441749067822016 nO Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), montado para a Copa do Mundo, registrou 60 atendimentos de saúde em toda a cidade em situações relacionadas à Copa nesta segunda-feira (16).

O posto médico instalado na Arena da Baixada prestou 45 atendimentos, durante o jogo entre Irã e Nigéria. Foram feitas duas remoções, uma para a UPA Matriz e outra do jogador nigeriano Godfrey Oboabona para o Hospital Marcelino Champagnat. Ele sofreu um trauma no pé esquerdo, com dor e edema. Foi removido para hospital privado pelo serviço médico da FIFA e liberado a seguir.

O posto médico avançado da Arena (na área externa e arredores) prestou dois atendimentos clínicos.

Saúde de Curitiba monta posto médico avançado na Arena da Baixada

00149047A Prefeitura de Curitiba instalou um posto médico avançado perto da Arena da Baixada, que servirá de referência para atendimento em situações de saúde envolvendo torcedores e que ocorrerem na área externa e proximidades do estádio. São duas barracas, com toda estrutura e equipamentos, além de três ambulâncias do Samu, para atender os casos de urgência e emergência durante os dias de jogos na capital paranaense.

Para atender aos torcedores, a Secretaria de Saúde de Curitiba está no local com equipes formadas por dois médicos, dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem que ficarão de plantão nos dias de jogos. O plantão começa sempre seis horas antes dos jogos e só termina quando todas as situações já tiverem sido atendidas ou encaminhadas, dependendo da gravidade de cada caso.